Princípios

A abordagem complexa dos saberes locais, isto é, das compreensões e práticas distintas sobre o mundo natural , emerge do contexto de crise paradigmática da ciência moderna e da necessidade de abertura ao diálogo com outros saberes. Incluímos nessa categoria o patrimônio material e imaterial de coletividades que, desde seus territórios, buscam resistir e reafirmar suas identidades frente à modernização e racionalização de suas realidades . Parte-se, portanto, da necessidade de abertura ao diálogo com outros saberes; a abordagem complexa, nesses termos, deve possibilitar a compreensão do saberes locais sobre o mundo natural apoiando-se em na união de métodos e técnicas oriundos de outros ramos científicos (da psicologia, da antropologia, da sociologia, da linguística, da ecologia, da geografia, etc.) de forma a permitir a interpretação das narrativas (da ciência e dos sabres locais) acerca da subjetividades dos fenômenos espacial (o território da comunidade) e temporal (o tempo social e biológico) que configuram a sociobiodiversidade de territórios tradicionais e alternativos.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

INTERCONEXÕES PARTICIPA DA 15ª FEIRA REGIONAL DE SEMENTES CRIOULAS E DA AGROBIODIVERSIDADE, REALIZADA NO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA SOARES - PR



Nos dias 11 e 12 de agosto de 2017 o Grupo Interconexões estiveram na 15ª Feira de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade em Teixeira Soares, juntamente com os integrantes do “Projeto Selo Socioambiental dos Produtos da Agrofloresta Faxinalense”. 
   


Na foto, da esquerda para a direita, é possível visualizar Seu Acir Tulio, morador do Faxinal de armelerio de Baixo (Rebouças-PR), Cheila do Faxinal do Salto (Rebouças- PR), Dona Marina e Seu Arildo, também do Faxinal do Salto.



O objetivo desta Feira também era festejar a 1ª Festa dos Guardiões das Sementes, por meio da exposição e comercialização das sementes crioulas e demais produtos da biodiversidade do campo. A equipe Interconexões propiciou as comunidades tradicionais faxinalenses de Sete Saltos de Baixo, município de Ponta Grossa e de Salto e Marmeleiro ambos do município de Rebouças a divulgação  dos seus produtos. 



No evento foram divulgados os produtos da Agrofloresta Faxinalense onde os agricultores atendidos pelo “Projeto Selo Socioambiental dos Produtos da Agrofloresta Faxinalense”, mostraram seu potencial expondo seus produtos passíveis de serem certificados com base na forma artesanal e sustentável de produção e extração de bens florestais não madeiráveis.  Dentre seus produtos estavam as sementes crioulas tradicionais, compotas de frutas, cerveja artesanal, pães e bolachas caseiras além de artesanatos e demais produções. 






O Grupo Interconexões e demais participantes acreditam que as feiras e demais eventos tornaram-se um meio importante de promoção do encontro de diversas culturas regionais além de dar a conhecer sobre o modo de vida faxinalense e os produtos da sociobiodiversidade.  Desta forma segue o cronograma das demais feiras e encontros que o Interconexões estará apoiando:



DATA
EVENTO
LOCAL
3 DE SETEMBRO
5ª FESTA REGIONAL DAS SEMENTES CRIOULAS
QUATRO BARRAS/PR
17 DE SETEMBRO
6ª FEIRA MUNICIPAL DE SEMENTES CRIOULAS E DA AGROBIODIVERSIDADE
INVERNADA RIO AZUL/PR
23 DE SETEMBRO 
16ª JORNADA DE AGROECOLOGIA
LAPA/PR
24 DE SETEMBRO 
5ª FESTA DAS SEMENTES
MANDIRITUBA/PR




Por: Ronir de Fátima Gonçalves, Miriane Serrato e Tamires Benki