Princípios

A abordagem complexa dos saberes locais, isto é, das compreensões e práticas distintas sobre o mundo natural , emerge do contexto de crise paradigmática da ciência moderna e da necessidade de abertura ao diálogo com outros saberes. Incluímos nessa categoria o patrimônio material e imaterial de coletividades que, desde seus territórios, buscam resistir e reafirmar suas identidades frente à modernização e racionalização de suas realidades . Parte-se, portanto, da necessidade de abertura ao diálogo com outros saberes; a abordagem complexa, nesses termos, deve possibilitar a compreensão do saberes locais sobre o mundo natural apoiando-se em na união de métodos e técnicas oriundos de outros ramos científicos (da psicologia, da antropologia, da sociologia, da linguística, da ecologia, da geografia, etc.) de forma a permitir a interpretação das narrativas (da ciência e dos sabres locais) acerca da subjetividades dos fenômenos espacial (o território da comunidade) e temporal (o tempo social e biológico) que configuram a sociobiodiversidade de territórios tradicionais e alternativos.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

INTEGRANTES DA REDE COORDENAM SIMPÓSIO EM EVENTO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA




Durante os dias 22 a 24 de novembro será realizado o III Congresso Internacional de História UNICENTRO-UEPG.  Os professores doutores Ancelmo Schoerner (UNICENTRO) e Nicolas Floriani (UEPG), integrantes da Rede CASLA-CEPIAL, coordenarão o Simpósio Temático povos Tradicionais: História e Cultura.  A proposta deste Simpósio Temático consiste em congregar os estudos de pesquisadores envolvidos com as seguintes abordagens: conhecimento tradicional, territórios tradicionais, direito das populações tradicionais, relação com o meio ambiente, condições de especificidade e reprodução cultural, social e religiosa, políticas públicas para os povos tradicionais, exercício de práticas comunitárias e ancestrais, memória cultural, identidade racial e étnica relacionadas aos indígenas, quilombolas, agroextrativistas, seringueiros, quebradeiras de coco babaçu, caboclos, pescadores artesanais, caiçaras, geraizeiros, vazanteiros, pantaneiros, campeiros, comunidades de terreiro, fundos de pasto, faxinalenses, ribeirinhos e demais grupos culturalmente diferenciados e que se reconheçam como tal.

A Rede convida os interessados na temática a se inscreverem no evento e participarem do referido simpósio, acessando https://www3.unicentro.br/eventos/iii-congresso-internacional-e-historia-unicentrouepg/. As inscrições para para apresentação nos Simpósios tem como data limite o dia 16 de novembro de 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário