Princípios

A abordagem complexa dos saberes locais, isto é, das compreensões e práticas distintas sobre o mundo natural , emerge do contexto de crise paradigmática da ciência moderna e da necessidade de abertura ao diálogo com outros saberes. Incluímos nessa categoria o patrimônio material e imaterial de coletividades que, desde seus territórios, buscam resistir e reafirmar suas identidades frente à modernização e racionalização de suas realidades . Parte-se, portanto, da necessidade de abertura ao diálogo com outros saberes; a abordagem complexa, nesses termos, deve possibilitar a compreensão do saberes locais sobre o mundo natural apoiando-se em na união de métodos e técnicas oriundos de outros ramos científicos (da psicologia, da antropologia, da sociologia, da linguística, da ecologia, da geografia, etc.) de forma a permitir a interpretação das narrativas (da ciência e dos sabres locais) acerca da subjetividades dos fenômenos espacial (o território da comunidade) e temporal (o tempo social e biológico) que configuram a sociobiodiversidade de territórios tradicionais e alternativos.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DE INTEGRANTE DO iNTERCONEXÕES



O Grupo de Pesquisa Interconexões parabeniza o recém Mestre Juliano Strachulski pela obtenção do título de Mestre em Gestão do Território concedido pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEPG. No dia 31 de janeiro de 2014, Juliano Strachulski defendeu seu trabalho científico de caráter interdisciplinar intitulado "Saberes ecológicos tradicionais da comunidade rural Linha Criciumal, em Cândido de Abreu - PR", perante a Banca acadêmica composta pelos professores Dra. Nilvânia Aparecida de Mello (UTFPR, Campus Pato Branco) e Dr. Antonio Marcio Haliski (IFPR, campus Paranaguá).


O seu trabalho de caráter interdisciplinar, sob orientação do prof. Dr. Nicolas Floriani (UEPG),  tratou de compreender o conhecimento dos agricultores familiares da comunidade rural Linha Criciumal acerca dos processos naturais, tentando descobrir as relações produtivas e simbólicas da relação entre o grupo social e o seu território. Para tanto, lança mão de categorias investigativas e metodologias da geografia, da antropologia, da agronomia, da biologia no intuito de se interpretar a expressão identitária da comunidade com seu território.

Para ter acesso à dissertação de Mestrado "Saberes ecológicos tradicionais da comunidade rural Linha Criciumal, em Cândido de Abreu - PR", redirecione-se ao seguinte link: http://bicen-tede.uepg.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1084 




Nenhum comentário:

Postar um comentário