Princípios

A abordagem complexa dos saberes locais, isto é, das compreensões e práticas distintas sobre o mundo natural , emerge do contexto de crise paradigmática da ciência moderna e da necessidade de abertura ao diálogo com outros saberes. Incluímos nessa categoria o patrimônio material e imaterial de coletividades que, desde seus territórios, buscam resistir e reafirmar suas identidades frente à modernização e racionalização de suas realidades . Parte-se, portanto, da necessidade de abertura ao diálogo com outros saberes; a abordagem complexa, nesses termos, deve possibilitar a compreensão do saberes locais sobre o mundo natural apoiando-se em na união de métodos e técnicas oriundos de outros ramos científicos (da psicologia, da antropologia, da sociologia, da linguística, da ecologia, da geografia, etc.) de forma a permitir a interpretação das narrativas (da ciência e dos sabres locais) acerca da subjetividades dos fenômenos espacial (o território da comunidade) e temporal (o tempo social e biológico) que configuram a sociobiodiversidade de territórios tradicionais e alternativos.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

INTERCONEXÕES NA ORGANIZAÇÃO DO VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE CASLA-CEPIAL




O grupo de Pesquisa Interconexões está na organização do VII Seminário Internacional de Rede Casla-Cepial de 2016 a ser realizado nos dias 16, 17 e 18 de 2016. Os integrantes do grupo participarão diretamente da organização, bem como da composição de mesas redondas que tratam do tema geral do evento "Ecologia de Saberes: produção social do conhecimento e desconstrução da colonialidade".

O seminário internacional terá lugar na Universidade Estadual de Ponta Grossa, no dia 16 de novembro e, durante os dias 17 e 18 de novembro, na sede da Casa Latino-americana em Curitiba, Paraná.

O evento será marcado pelo diálogo com lideranças de populações tradicionais (faxinalenses, quilombolas e pescadores) e de estudantes indígenas do Brasil. Ademais contará com palestras e mesas de renomados pesquisadores de outros países que tratarão de temas como agroecologia, cosmovisão de povos originários, populações tradicionais, territórios e conflitos sociais, direitos humanos e da natureza. Oficinas participativas entre diversos atores sociais (poder público, academia e organizações sociais) também serão organizadas afim de tratar de temas como problemas socioambientais e busca de alternativas para as comunidades.

As inscrições são limitadas e podem ser realizadas pelo e-mail: eventos.redecepial@gmail.com devendo-se, para tanto, preencher as seguintes informações no corpo do e-mail:

Nome Completo:
Instituição:
Endereço residencial:
Fone:
Um ou mais Dia(s) do evento em que desejam se inscrever:
(  ) 16 UEPG, (   ) 17 CASLA, (   )18 CASLA

Para mais informações, convidamos para que acessem o endereço eletrônico da rede Casla-CEPIAL pelo link: http://redecaslacepial.blogspot.com.br/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário