A abordagem complexa dos saberes locais, isto é, das compreensões e práticas distintas sobre o mundo natural , emerge do contexto de crise paradigmática da ciência moderna e da necessidade de abertura ao diálogo com outros saberes. Incluímos nessa categoria o patrimônio material e imaterial de coletividades que, desde seus territórios, buscam resistir e reafirmar suas identidades frente à modernização e racionalização de suas realidades . Parte-se, portanto, da necessidade de abertura ao diálogo com outros saberes; a abordagem complexa, nesses termos, deve possibilitar a compreensão do saberes locais sobre o mundo natural apoiando-se em na união de métodos e técnicas oriundos de outros ramos científicos (da psicologia, da antropologia, da sociologia, da linguística, da ecologia, da geografia, etc.) de forma a permitir a interpretação das narrativas (da ciência e dos sabres locais) acerca da subjetividades dos fenômenos espacial (o território da comunidade) e temporal (o tempo social e biológico) que configuram a sociobiodiversidade de territórios tradicionais e alternativos.
terça-feira, 24 de janeiro de 2017
Interconexões participará do V° CEPIAL na Colômbia em junho de 2017
O grupo de Pesquisa Interconexões da Universidade estadual de Ponta Grossa (UEPG) participará das atividades acadêmicas do V°Congresso para a Educação e Integração da América Latina (CEPIAL), a ser realizado na cidade de San Juan del Pasto, Departamento de Nariño, Colômbia, entre os dias 20 e 23 de junho de 2017.
Promovido pela REDE CASLA-CEPIAL, o V CEPIAL ocorrerá juntamente com o Encontro Internacional "Mingas por la Paz, Buen Vivir y no Violência". Tais encontros buscarão promover encontros de saberes e diálogos interculturais que mobilizem reflexões e processos que aportem processos de paz, o pós-conflito e o bem viver.
A proposta do Encontro Internacional resulta da conjunção de fatores favoráveis e incontornáveis atualmente em andamento na Colômbia e do apoio das redes regionais, nacionais e internacionais que buscam articular fórmulas derivadas da experiência, reflexão e prática acerca da defesa dos direitos humanos e da natureza, a integração dos povos latino-americanos e as distintas experiências dos atores coletivos e envolvidos com esta perspectiva, tais como os atores acadêmicos, organizações e movimentos sociais de mulheres, jovens, setores camponeses, povos originários e demais atores públicos e privados, especialmente aqueles comprometidos com a perspectiva de construção de pontes para la paz.
Quatro Mutirões de Pensamento ("Mingas de Pensamiento") representam os eixos temáticos nos quais se promoverão espaços de diálogo entre acadêmicos, organizações sociais e poder público:
Espiritualidades de la liberación
Paz con la naturaleza
Derechos humanos Culturas de paz y la solidaridad con el mundo
Género, identidad y diversidad sexual, juventudes y niñez
Com a disposição de conhecer as múltiplas vozes e visões que sobre estes temas possam aportar docentes, pesquisadores, estudantes universitários nacionais e estrangeiros, convidamos a enviar seus trabalhos (artigos, poster) e propostas de mesas redondas sobre as mingas de pensamento (os eixos temáticos) acima considerados, entre 15 de janeiro e 01 de abril de 2017. O Comitê Acadêmico do evento publicará os nomes das propostas selecionadas.
DATAS IMPORTANTES
Publicação e notificação de resultados 17 de Abril de 2017.
Las Inscrições para o evento se realizarão desde o 1° de janeiro ao 30 de maio.
A divulgação da programação definitiva se realizará no dia 15 de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário