Princípios

A abordagem complexa dos saberes locais, isto é, das compreensões e práticas distintas sobre o mundo natural , emerge do contexto de crise paradigmática da ciência moderna e da necessidade de abertura ao diálogo com outros saberes. Incluímos nessa categoria o patrimônio material e imaterial de coletividades que, desde seus territórios, buscam resistir e reafirmar suas identidades frente à modernização e racionalização de suas realidades . Parte-se, portanto, da necessidade de abertura ao diálogo com outros saberes; a abordagem complexa, nesses termos, deve possibilitar a compreensão do saberes locais sobre o mundo natural apoiando-se em na união de métodos e técnicas oriundos de outros ramos científicos (da psicologia, da antropologia, da sociologia, da linguística, da ecologia, da geografia, etc.) de forma a permitir a interpretação das narrativas (da ciência e dos sabres locais) acerca da subjetividades dos fenômenos espacial (o território da comunidade) e temporal (o tempo social e biológico) que configuram a sociobiodiversidade de territórios tradicionais e alternativos.

terça-feira, 8 de outubro de 2019

INTERCONEXÕES INICIA O PLANTIO DE “SEMENTES CRIOULAS” NA COMUNIDADE SETE SALTOS DE CIMA/PONTA GROSSA E PALMITAL DOS PRETOS/ CAMPO LARGO/PR.


O Coordenador do GP Interconexões Prof. Dr. Nicolas Floriani,o Prof. Dr. Almir Nabozny do PPGG, Ms. Cleusi T. Bobato Stadler (Doutoranda do PPGG-UEPG), alunos da Disciplina “Saberes Geoecológicos Tradicionais e Diversidade Socioterritorial”, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Adir Fellipe Silva Santos, Bruna Santos,  Edmar Lucas Rodrigues da Silva, Gustavo Bahr, Lucimara Nabozny, e os alunos de Bacharel em Geografia  Ingrid Zambilo e Murilo Felipini Mends, iniciaram o Plantio das “Sementes Crioulas” das Comunidades Tradicionais - Sete Saltos de Cima e de Baixo, Quilombola Palmital dos Pretos e Caiçara Guaraguaçú.
Esta atividade ocorreu nos dias 13 e 14 de setembro de 2019, na propriedade do Sr. Antônio Ostrufka em Sete Saltos de Cima Ponta Grossa/PR e faz parte da Pesquisa de Tese “Semeando Territórios da Agrobiodiversidade: Saberes, Práticas, Políticas de Natureza em Comunidades Rurais Tradicionais do Paraná”,  autoria de Cleusi T. Bobato Stadler, onde se propõe a organizar um Banco de Sementes Crioulas das Comunidades acima citadas. 



Tais atividades se inserem no âmbito do Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq "Das Territorialidades Tradicionais às Territorializações da Agroecologia: Saberes, Práticas e Políticas de Natureza em Comunidades Rurais Tradicionais do Paraná" (Edital CNPq Universal 2016), assim como do Projeto de Extensão "Sistema Participativo de Certificação Socioambiental da Agrofloresta Faxinalense: da diferenciação à qualificação dos produtos de comunidades rurais tradicionais do Paraná" financiado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras (Edital USF - SETI-PR, 2017).
A prática de campo “Mutirão de Plantio de Sementes Crioulas” iniciou-se no dia 13/09, com a seleção das sementes de acordo com a Tabela montada pela doutoranda Cleusi T. Bobato Stadler e acadêmica Ingrid Zambilo.  



 

Inicialmente o Prof. Dr. Nicolas Floriani e a doutoranda Cleusi T. B. Stadler orientaram os trabalhos. Os alunos do Bacharelado e PPGG preparam a terra com um substrato, separaram as sementes para o plantio nas bandejas e confeccionaram os croquis do plantio. Plantaram também algumas sementes de árvores Nativas da Comunidade de Guaraguaçú em Pontal do Paraná.


A inserção a campo dos alunos do Bacharelado e PPGG, possibilitou a integração dos discentes e docentes, Prof. Dr. Nicolas Floriani e Prof. Dr. Almir Nabozny ao ambiente cotidiano dos sujeitos das pesquisas e atividades extensionistas, além de proporcionar aos alunos atividades práticas culturais que valorizam os saberes tradicionais, as sementes crioulas através da metodologia da observação-participante. 

No segundo dia de imersão a campo, o plantio iniciou-se na propriedade do Sr. Alceu do Pilar, mas precisamente na Horta da D. Delair, onde um espaço do terreno foi separado e preparado para plantar as variadas amostras de FEIJÃO do Banco de Sementes da Pesquisa.  Primeiramente os professores e os alunos prepararam o canteiro para o plantio, separaram as sementes mais raras e de acordo com a vontade de D. Delair, iniciaram o plantio de 20 espécies de Feijão Crioulo e 02 espécies de Pipoca. Foram plantadas para ter a amostra da Semente e para reprodução, na Casa de Sementes José Sarnick, da Comunidade Sete Saltos de Cima, as seguintes espécies (nomes populares):
  • Feijão Chocolate; Feijão Mulato; Feijão Rosinha; Feijão Milico; Feijão Amarelo; Feijão Mourinho Vermelho; Feijão Olho de Pomba Vermelho; Feijão Mourinho Roxo; Feijão Cavalo Vermelho-Preto; Feijão Cavalo Branco; Feijão Cavalo Vermelho; Feijão Pé Vermelho do Norte; Feijão Venha Logo; Feijão Preto 60 dias; Feijão Manteiguinha Preto; Feijão Dama; Feijão Arroz Vermelho; Feijão Arroz Amarelo; Feijão Sojinha; Feijão Bico de Ouro, Pipoca colorida Vermelha e Roxa. 

Foram também visitadas no dia 14/09, as três propriedades que receberam os plantios de mudas das árvores nativas na parceria do GPInterconexões -UEPG/CNPq e IAP. O objetivo de implementação de um Sistema Agroflorestal, o melhoramento de um Quintal Agroflorestal e o reflorestamento de uma Área de Proteção Permanente, já trouxe seus primeiros resultados, pois as árvores em sua maioria já cresceram e estão se desenvolvendo. 


Na propriedade do quilombola Arildo Portela onde foi iniciado um SAFs com o plantio de árvores do IAP, foi intercalado o plantio de Milho. Neste local foi escolhida uma das variedades mais antiga de milho, o Tunicata – um grão de milho empalhado. Além da que faz a cobertura da espiga, o milho Tunicata possui cada grão envolvido individualmente por uma palha. Como é uma característica genética, as variedades de milho com esse atributo transmitirão a mesma informação para os seus descendentes. Embora não seja encontrado com regularidade, é normal a ocorrência de grãos empalhados na cultura do milho. 



Para finalizar as atividades de plantio das sementes, na propriedade do Sr. Antônio, foram preparadas novas bandejas para experimentos de sementes do atual país do PERU, porém de descendência de Povos Tradicionais, os Incas. São sementes de milhos variados e outras sementes de cereais.






Passados 10 dias do Plantio das Sementes Crioulas na Propriedade do Sr. Alceu do Pilar, já podemos ver os resultados do Plantio das variedades de FEIJÃO, com os pés todos nascidos e crescendo.






Texto: Cleusi T. Bobato Stadler
Ms História e Doutoranda em Geografia/ PPGG/UEPG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário