Princípios

A abordagem complexa dos saberes locais, isto é, das compreensões e práticas distintas sobre o mundo natural , emerge do contexto de crise paradigmática da ciência moderna e da necessidade de abertura ao diálogo com outros saberes. Incluímos nessa categoria o patrimônio material e imaterial de coletividades que, desde seus territórios, buscam resistir e reafirmar suas identidades frente à modernização e racionalização de suas realidades . Parte-se, portanto, da necessidade de abertura ao diálogo com outros saberes; a abordagem complexa, nesses termos, deve possibilitar a compreensão do saberes locais sobre o mundo natural apoiando-se em na união de métodos e técnicas oriundos de outros ramos científicos (da psicologia, da antropologia, da sociologia, da linguística, da ecologia, da geografia, etc.) de forma a permitir a interpretação das narrativas (da ciência e dos sabres locais) acerca da subjetividades dos fenômenos espacial (o território da comunidade) e temporal (o tempo social e biológico) que configuram a sociobiodiversidade de territórios tradicionais e alternativos.

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

CETA E INTERCONEXÔES PROMOVEM EVENTO VIVÊNCIAS AGROECOLÓGICAS,


No dia 30 de novembro de 2019, o Centro de Educação e Treinamento em Agroecologia (CETA) e a Associação Solidária da Agricultura Ecológica  de Ponta Grossa e Região (ASAECO), em parceria com o Grupo de pesquisa-extensão Interconexões da UEPG, promovem o encontro "Vivências em Agroecologia".


Segundo o presidente do CETA, o  agroecologista Antonio Ostrufka, o intuito do encontro é promover a troca de experiências em práticas produtivas agroecológicas entre agricultore(a)s ecológicos da região, acadêmicos e comunidade rural. 

Está previsto para o sábado (30), palestras e práticas de campo, tais como, plantio de sementes crioulas em sistema agroflorestal, ciclagem de nutrientes e compostagem, horticultura orgânica.

A participação dos graduandos de Geografia, na disciplina de Biogeografia do departamento de Geociências da UEPG, sob responsabilidade da Profa. Dr. Karin Hornes, buscará visitar propriedades em comunidades rurais tradicionais da região que aderiram ao processo de transição agroecológica, realizando mutirões de plantios de sementes crioulas, provindas do projeto "Guardiões de Sementes Crioulas", da doutoranda do Grupo de Pesquisa Interconexões (PPGEO-UEPG),  Prof. Ms. Cleusi Bobato Stadler.



Mestre Agroecologista Antonio Ostrufka

A profícua parceria entre o CETA e o Interconexões para a promoção da Agroecologia, foi estendida em 2018 ao  Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e à Casa Latino-americana (CASLA), de maneira que no início do semestre de 2019 foi possível inaugurar a estufa de mudas de árvores nativas, por meio do projeto "Das Territorialidades Tradicionais às Territorializações da Agroecologia: Saberes, Práticas e Políticas de Natureza em Comunidades Rurais Tradicionais do Paraná" financiado pelo CNPq (edital Universal, 2017) , sob a coordenação do prof. Dr Nicolas Floriani (UEPG).

Destaca-se ademais que o CETA e a ASAECO também integram o Parlamento Unitinerante de Itaiacoca, congregando  diversos atores sociais da região. O Parlamento é uma instância consultivo-deliberativa  do "Programa Unitinerante: Universidade Itinerante pelo Direitos Humanos, da Natureza, pela Paz e Bem Viver", de autoria da CASLA, e apoiado pelas Superintendências de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), de Diálogos e Interação Socail (SUDIS) e o Ministério Público do Paraná.

O Evento, sua programação pode ser encontrada abaixo, contará com a certificação de 08h.



PROGRAMAÇÃO
Dia 30 de novembro de 2019


Das 08 as 09h- Abertura com café da manhã + Apresentação dos participantes. 

Das 09 as 10h- Histórico do  CETA.

Das 10 as 12:30- Caminhada na agrofloresta: teoria e prática -  fertilidade e manejo da matéria orgânico do solo: ciclagem de nutrientes, interação solo-planta, biologia do solo, bioindicadores e adubos verdes, compostagem.

12:30 as 13:30- Almoço (por adesão R$12,00).

Das 14 as 15h- Caminhada na área de produção agroecológica:  fertilidade e manejo da matéria orgânico do solo: ciclagem de nutrientes, interação solo-planta, biologia do solo, bioindicadores e adubos verdes, compostagem.

Da 15 as 17h- Apresentação Banco de Sementes Crioulas e Plantio em estabelecimentos agrícolas em transição agroecológica (Palmital do Petos e Sete Saltos de Cima)




Nenhum comentário:

Postar um comentário